Existem inúmeros tumores que podem acometer a boca, os ossos maxilares e a face. Podem ser benignos ou malignos. Os tumores malignos, ou câncer, são tratados por médicos especialistas em Cirurgia da Cabeça e Pescoço, Radioterapeutas ou Oncologistas Clínicos. Já os cistos ou tumores benignos são tratados por cirurgiões bucomaxilofaciais.
Dentre as patologias benignas mais frequentes estão os cistos dentígeros que são associados às coroas de dentes inclusos podendo atingir grandes proporções se não tratados precocemente. Outros cistos comuns são aqueles associados a raízes de dentes com problemas de canal. Já os tumores benignos não são muito frequentes sendo que o ameloblastoma, mixoma odontogênico e lesão central de células gigantes apresentam comportamentos biológicos distintos e requerem tratamento cirúrgico individualizado. Os tumores benignos apresentam crescimento lento e progressivo e na grande maioria dos casos não provocam metástases (disseminação à distância).
Podem atingir grandes dimensões uma vez que geralmente são assintomáticos e o diagnóstico é realizado em exames radiográficos de rotina ou por já estarem provocando assimetrias na face. Tumores de grandes dimensões podem requerer ressecção ampla com reconstrução com enxertos retirados de outras áreas doadoras (vide fotos abaixo). Após a consolidação dos enxertos pode-se realizar implantes osseointegrados e reabilitação com próteses devolvendo ao paciente função e estética.
Vídeos
- Ameloblastoma no lado direito da mandíbula
- Reconstrução após a remoção cirúrgica do tumor
- Reconstrução após a remoção cirúrgica do tumor (3D)